Vamos muito além das certificações tradicionais para garantir o máximo de segurança do alimento para os clientes.

Toda empresa que atua no mercado de alimentação deve colocar a segurança do alimento em primeiro lugar. O controle de segurança dos alimentos é um importante capítulo da gestão da qualidade na indústria alimentícia, e quando este gerenciamento já faz parte da rotina operacional da empresa, surge a necessidade de receber o reconhecimento pelas boas práticas adotadas.

Desta forma, as indústrias buscam as certificações alimentares para atestar que seus processos de produção seguem os mais rígidos critérios de qualidade e segurança para seus produtos.

O objetivo das certificações alimentares é, portanto, garantir a qualidade dos alimentos. Muitas delas são exigidas pela legislação brasileira, mas será que isso é o suficiente?

Neste artigo vamos apresentar as certificações que são atribuídas à Brasil Gourmet. A nossa indústria vai muito além do que é obrigatório por lei. Temos a preocupação de sempre rever nossos processos com o objetivo de melhorar ainda mais nossa gestão da qualidade. Procuramos também sempre ter um olhar para o mercado internacional, realizando os melhores benchmarks com indústrias do nosso segmento em todo o mundo.

Além do obrigatório

Todo o processo de produção dos produtos Brasil Gourmet é auditado e certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A empresa conta com a certificação SIF 240 (Serviço de Inspeção Federal), selo que visa garantir a segurança sanitária e tecnológica de todos os produtos de origem animal para os consumidores, respeitando as legislações nacionais e internacionais.

Toda a indústria que processa proteína animal e quer comercializá-la em território nacional ou exportá-la é obrigada a ter o selo SIF, o mais alto nível de certificação reconhecido pelo governo brasileiro. A Brasil Gourmet busca ir além e investe nas melhores práticas para se adequar aos mais rigorosos processos de certificação internacional.

Certificações Brasil Gourmet
Certificações Brasil Gourmet

Certificações internacionais  

Existem diversas certificações reconhecidas internacionalmente. De maneira geral elas exigem ações semelhantes à legislação brasileira, porém com algumas modificações, mas a base é fornecer um alimento seguro através da gestão da qualidade.

Visando adequar-se às exigências do mercado externo, a Brasil Gourmet está em um processo de certificação internacional ligado à GFSI (Global Food Safety Initiative). A certificação FSSC 22.000 encontra-se em fase avançada de aprovação e combina as normas de Gestão de Segurança do alimento da ISO 22.000 com as exigências detalhadas dos programas de pré-requisitos (PRPs) programa de pré-requisitos operacionais (PPRO) e o ponto crítico de controle (PCC).

Além da GFSI, essa certificação é apoiada pela Confederação das Indústrias Alimentares da União Europeia (CIAA) e irá habilitar a Brasil Gourmet a produzir e comercializar alimentos para todo o mercado europeu.

Essa demanda por certificações internacionais de qualidade surgiu quando, em conversas com o chef François Mallard, percebemos que estávamos começando a ter interesse por grandes empresas globais de alimentação, e que era imprescindível que buscássemos certificações internacionais. Se quiséssemos entrar para o grupo de fornecedores de conglomerados multinacionais da alimentação, empresas de primeira linha do mercado brasileiro, exportar nossos produtos para fora do país e, principalmente, dar mais este nível de garantia para nossos consumidores, precisaríamos avançar nesse caminho. Foi assim que, juntamente com nosso time de qualidade altamente capacitado, demos início a mais essa jornada na busca de satisfazer sempre o cliente, dando a ele total segurança em nossos produtos e processos.

Certificação dos clientes

Nos últimos anos algumas empresas vêm adotando práticas próprias de gestão da qualidade com uma estratégia focada no cliente, com o objetivo de superar suas expectativas e oferecer o melhor padrão de qualidade nos produtos. Nesse sentido, desenvolver uma boa relação com os fornecedores é fundamental para garantir a criação de valor e a satisfação das necessidades e expectativas do consumidor final.

A Brasil Gourmet passou então a ser auditada e certificada pelos seus próprios clientes. Atualmente a empresa está habilitada para fornecer alimentos para mais de dez empresas multinacionais que exportam para diversos países e terceirizam parte de suas produções.

Sempre em busca das melhores práticas e do aprimoramento contínuo, toda a equipe da Brasil Gourmet passou a ser treinada em HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), um sistema de gestão de segurança do alimento que auxilia na identificação dos potenciais riscos à saúde dos consumidores durante as etapas de produção. Todos os controles internos são monitorados e estão focados no objetivo de alcançarmos um maior índice de qualidade dos produtos da Brasil Gourmet.

Produtos preparados em sous vide e certificados pela Brasil Gourmet

Nossa própria certificação

As indústrias de alimentos produzidos em sous vide ⏤ cozidos em embalagens a vácuo, em baixas temperaturas e por um longo tempo ⏤ se destacam na preocupação com a segurança do alimento, uma vez que o próprio processo de cozimento já reduz a necessidade de manipulação dos alimentos e, por consequência, a contaminação por micro-organismos nocivos à saúde humana.

Com o objetivo de nos tornarmos referência nessa técnica, criamos um selo exclusivo para certificar a qualidade dos produtos feitos em sous vide. A certificação Brasil Gourmet Sous Vide é uma inovação na nossa indústria e está alinhada com a cultura organizacional da BG de colocar o consumidor no centro das nossas decisões.

Nesse sentido, todo e qualquer produto que se destina ao mercado de varejo tradicional, produzido pela Brasil Gourmet, recebe um selo de qualidade, certificando que aquele produto foi produzido seguindo todos os parâmetros de qualidade exigidos pelas nossas certificadoras e os mais altos padrões de qualidade de um processo sous vide, certificado pelo nosso chef e um dos maiores especialistas nesta técnica em todo o mundo, o francês François Mallard.

Chef François Mallard
Chef François Mallard

Desta forma conseguimos passar aos nossos consumidores, a certeza de um processo adequado tanto para segurança do alimento, quanto para a qualidade de sabor e textura esperados em um produto feito em sous vide. O selo tem por objetivo dar essa segurança adicional ao consumidor, de estar consumindo um legítimo produto sous vide, elaborado por uma empresa especializada na técnica e referência nacional e internacional de qualidade.

Além disso, a BG já disponibiliza para o mercado de Food Service, um efetivo de profissionais capacitados para treinar e orientar chefs e cozinheiros dos mais diversos segmentos de restaurantes no Brasil. Esse passo importante foi dado com o intuito de contribuir com toda a cadeia de alimentação, garantindo assim um alimento seguro e de qualidade para o consumidor final.

Esse projeto nasceu em uma conversa, durante uma degustação com cliente. O cliente relatou a dificuldade que estava tendo de treinar seus colaboradores nos diversos processos produtivos, além das normas de segurança do alimento. Relatou ainda que estava pensando em contratar este serviço de forma terceirizada. Foi neste momento que nos disponibilizamos a fazer este serviço para nosso cliente. Nossos times são treinados nos mais altos padrões de qualidade e somos certificados pelas mais importantes certificadoras mundiais. Então, por que não fazer esse trabalho de multiplicação de conhecimento? Quem mais poderia ter maior conhecimento para ajudar nesse processo senão os próprios profissionais da Brasil Gourmet? E assim nasceu o programa de treinamento e certificação BG Food Service. Um selo que garante não só o produto servido na mesa do consumidor, mas também os processos utilizados na cozinha do restaurante. Um ganho para todos: BG, restaurantes e clientes. Isso é o que chamamos de Customer Centricity, foco no cliente/consumidor, um dos princípios da NOSSA CULTURA BG.

Considerações finais       

Não é obrigação do consumidor saber se a empresa que ele adquire seu produto tem as certificações alimentares adequadas, mas cabe às empresas instituir essa cultura em nossa sociedade, apresentando os diferenciais de suas melhores práticas para obtenção destas certificações.

A pandemia da Covid-19 trouxe uma boa oportunidade para que as indústrias alimentícias se tornem mais conscientes e revejam seus processos internos de produção, a fim de garantir o máximo da segurança do alimento para seus clientes.